Escuta Ativa – “vibrasons”

Já parou pra pensar como a gente se comunica? Que não são apenas as palavras escritas e faladas que povoam nosso universo comunicativo? Ou que somente as línguas comunicam mensagens? Quantas linguagens-gestos, expressões faciais e corporais, imagens etc.- nos apoiamos para interagir? E ainda, pensa que aqueles que não escutam têm poucos mecanismos de linguagem? Pois você pode se surpreender!

Foto: Divulgação

É o que mostra o projeto Escuta Ativa – que utiliza inúmeros recursos sonoros e possibilita aos surdos, mesmo não escutando os sons como os ouvintes, a imersão em um mundo musical através de vivências musicais.


A Orquestra Moderna¹, que é a responsável pela iniciativa, usa o corpo que vibra, mexe, gesticula e encena. Explora objetos e cores para transformar a música em um sentido não apenas auditivo, mas que toca, tateia, enxerga e balança. Tudo isso feito junto a uma orquestra. É muito legal!!!


Escuta Ativa, além de tratar a arte musical como um direito de todos, proporciona aos alunos “escutas” que antes não acreditavam serem possíveis, apoiando-se na sensibilidade das pessoas surdas que é enorme. Com isso, os jovens que participam das atividades desenvolvem também a autoestima. Um dos músicos envolvidos destaca “todo ser humano tem habilidade que pode ser explorada e revertida em forma de arte!”


E ainda, você sabia que no Brasil, cerca de um milhão de jovens² até 19 anos tem deficiência auditiva? Daí a importância do projeto que movimenta essas pessoas em ritmos e melodias necessários a todos nós!


Então….pense em um mundo de imagens e estímulos que chegam a todos os ouvidos, independente de sermos ouvintes ou surdos, por meio da vibração das ondas sonoras, da linguagem musical. Imagine-se, faça o teste. Faça do seu corpo um instrumento a fim de ver, ouvir e sentir a música de várias maneiras…esse é o desafio!!!


Saiba mais sobre o projeto Escuta Ativa nos links:
https://www.instagram.com/orquestramodernaoficial/
https://www.youtube.com/watch?v=_vhH3hc6R6E&t=2s
https://www.youtube.com/watch?v=HcoWvlV7CRw
http://operaeballet.blogspot.com/2019/12/orquestra-moderna-e-jovens- do-projeto.html

  1. A Orquestra Moderna tem parceria com a escola para surdos do ensino médio Derdic, em São Paulo, ligada à PUC-SP. Em módulos semestrais, os jovens surdos têm contato com a música de modos não convencionais. Os módulos são finalizados com uma apresentação dos jovens surdos junto a orquestra, com regência e direção Leonard Evers.
  2. Fonte: IBGE- CENSO 2010

contato.ojca@gmail.com

Deixe um Comentário